rrras-te-parta

....................

quinta-feira, maio 17, 2007

Estou feita num oito


É isso mesmo!
Estou a tentar fazer a declaração do IRS e não enlouquecer.
Acham que é fácil? só se fôr a vossa.
Vendi umas casitas que herdei dos meus pais e tenho que pagar mais valias...mas...
Meus pais quando se divorciaram não fizeram partilhas, pelo que quando meu pai faleceu, eu, meu irmão e a segunda mulher do meu pai, herdamos metade desses bens indivisos, mas como eles tinham sido herança de minha mãe, que os herdou de seus pais, deixamos tudo na mesma.
Entretanto eu "comprei", dando tornas, a parte que cabia à viúva de meu pai, ficando eu assim com 7/12 (sete dozeavos)...
Há seis anos vendemos uma das casas e paguei, pelos vistos indevidamente, uma fortuna de mais valias, pois tendo o meu pai falecido antes de 1989 não deviam incidir as mesmas sobre o que dele herdamos.
Tentando concluir, hoje fui às Finanças da zona e obtive informações

que me vão ajudar a fazer as contas, que são muitas, para obter os valores certos de aquisição e venda, o que não é fácil, vejamos:

-Dividir o valor patrimonial de cada fracção (são 3) para achar 1/12 e depois multiplicar por 3, que é a parte que é minha por herança.

-Achar, segundo uma regra de três, cada um dos valores de venda.

Para achar os direitos sucessórios pagos de cada fracção vai ser preciso outra matemática.

Que Nossa Senhora das Finanças me valha!